História
A Associação, sem fins lucrativos, que foi denominada de APROTURM – Associação dos Profissionais de Turismo do Minho – foi constituída a 3 de abril de 2019 e tem como objetivos:
Unir, representar, expressar e defender os interesses dos profissionais de turismo, podendo vir a incluir também outras profissões ligadas de alguma forma à atividade do turismo e turística/ou com ela cooperem atuais ou futuras de níveis de saber e de natureza profissionais semelhantes, ou com interesses afins, para as quais haja mútuo interesse de estarem na Associação.
Fomentar o avanço técnico-científico, a qualidade e o desenvolvimento das profissões e das competências exigidas para o seu desempenho, em benefício do País, dos clientes e da comunidade em geral, com respeito pela necessária vitalidade das profissões representadas.
Em 2024, concretizou-se uma aspiração de longa data: transformar a APROTURM numa associação de âmbito nacional. Passou assim a denominar-se APROTURM-Associação dos Profissionais de Turismo.
Os obetivos da associação permanecem intocados: queremos unir, representar e defender os interesses dos profissionais de turismo.