Comemorações do Dia Mundial do Turismo em Celorico da Beira

O Dia Mundial do Turismo, celebrado em Celorico da Beira, reúne Empresários, Investigadores, Académicos, Estudante de Turismo de diferentes graus de ensino em turismo (profissional, Licenciatura, Mestrado e Doutoramento). Num Auditório repleto de participante que superou a centena (112), permitiu que fosse realizado pela primeira vez uma reflexão obre o turismo no Interior, permitindo uma reflexão muito dinâmica.

A ROUND TABLE – Pensar Turismo em Celorico da Beira, iniciou-se com a apresentação de uma proposta para o HINO para a Organização Mundial do Turismo (OMT) da autoria do Compositor Dr. Miguel Duarte Oliveira

Assinatura da Magna Carta para o Turismo do Interior, pelo Exmo. Presidente do Município de Celorico da Beira e o Professor Doutor Antas Teles, Exmo. Presidente da APROTURM

Durante os trabalhos, o foco ficou centrado no potencial que representam o interior do país enquanto turismo de excelência. O evento constituiu a oportunidade de uma reflexão entre empresários do turismo locais, investigadores, alunos de Mestrado, Académicos, Profissionais de Turismo com o objetivo de despertar o interesse pelo desenvolvimento do turismo no interior do país.

Identificar novas oportunidades para o Turismo do Interior em resposta ao desafio lançado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para 2023 focado na temática “Turismo e investimentos verdes”.

Foi destacado por vários dos participantes que no interior do país o turismo deve assumir um posicionamento coletivo enquanto complemento e reforço da oferta. Foi destacado que o turismo do interior necessita de projetos âncora agarrados à sua autenticidade e importância do seu valor cultural, económico, político e social. A Hospitalidade é uma força que gera retenção e a melhoria da intensidade do produto turístico.

O tema em 2023, escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), destaca a necessidade de investir em projetos direcionados para as pessoas, apostando na educação e competências, para o planeta, investindo em infraestruturas sustentáveis e acelerando a transformação ecológica, e para a prosperidade, promovendo a inovação, tecnologia e empreendedorismo.

A APROTURM em parceria com a CM de Celorico da Beira e o Semanário Vida Económica despertaram os participantes para uma maior proatividade em defesa do incoming turístico, reconhecido que  é possível usufruir em todos os Concelhos que integram as 12 Aldeias Históricas de Portugal de experiências memoráveis únicas.